Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de maio de 2012


Espinho na carne de Paulo


" meu povo sofre pois lhe falta o conhecimento "os pregadores tem imaginado que o espinho na carne de Paulo pode ser tudo desde uma doença oriental,ate uma esposa não-convertida.Parece tão irracional especular sobre o que era o espinho na carne ,já que o próprio Paulo declara exatamente o que ele era" um mensageiro de satanás"Seu sofrimento durante seu ministério explica como este anjo do diabo molestou a vida do apóstolo,  não precisamos acrescentar doença á lista.Apos a conversação de Paulo Deus enviou-lhe Ananias para lhe dizer o quanto devia padecer pelo nome de JESUS.Este é o espinho na carne de Paulo : (At9.23),(At9.26-29),(At13.44-49),(At13.14,50-52),(At14.1-5)(At18.1-23),(At19.23-41),(At20.3),(At17.10-14)QUEM A NÃO SER O ANJO DE SATANAS,PODE SER O RESPONSAVEL POR TODOS ESSES SOFRIMENTOS?
Deus abençoe a todos...


A Adoração Falsa

·   Existe adoração com forma mas sem substância. Nos últimos dias, como nos dias passados, falsos profetas virão (II Timóteo 3:1-8). Eles terão uma aparência de piedade e aprendem o que diz a Bíblia, mas, na verdade, negam a substância, o próprio poder da verdade e são réprobos quanto àquela fé uma vez dada aos santos. É fácil percebê-los pois eles querem propagar somente as coisas aprazíveis, fábulas e freqüentemente apregoam tradições dos homens como se fossem mandamentos de Deus. A adoração da forma correta leva-nos à substância da verdade, ao aperfeiçoamento (II Timóteo 3:16,17).
·   Existe adoração com os lábios, mas não de coração. Essa adoração pode ter uma aparência impecável, como se o povo estivesse chegando a Deus, assentando diante dele como o povo verdadeiro de Deus, ouvindo as palavras de Deus, mas por fim, o coração segue o pecado (Mateus 15:8,9). Essa é uma adoração falsa. Em Isaías 1:2-17, o povo de Israel tinha oblações, orações e o levantar das mãos, aproximação a Deus, reuniões solenes, holocaustos abundantes, mas não reconheciam o Senhor em seus corações. Isso era visto por Deus como iniqüidade e maldade (vv. 13,16) e Ele escondeu os Seus olhos deles. A adoração ocupou os lábios de todo o povo mas o coração deles estava longe de Deus. Não há adoração verdadeira se não houver obediência de um coração singular e temente a Deus.
·   Existe adoração com a lei, mas não com o espírito. Os Fariseus eram religiosos que faziam tudo pela lei com a esperança sincera de deixar a Deus o mais alegre possível. Socialmente eram bem aceitos. Religiosamente também. A cerimônia era exatamente conforme a lei que Deus estipulava mas, era uma adoração falsa. Deixaram o espírito da lei desfeito (Mateus 23:15,23). Por sinal, quando a Verdade passava por perto, os que adoravam por meio da letra da lei, zangavam-se. No fim da historia, crucificaram a Verdade, para que pudessem continuar em adoração pela lei. Não podemos classificar uma adoração verdadeira aquela que aborrece A Verdade.
·   Existe adoração com ignorância e é tida como adoração falsa. Jesus, em a sua conversa com a mulher Samaritana chegou a dizê-la que os Samaritanos adoram ao que não sabem (João 4:22). A instrução de Cristo é: que se não está adorando em espírito e em verdade, não está adorando ao Seu agrado. Jesus disse que os Fariseus erraram praticando seus ensinamentos com ignorância da verdade (Mateus 22:29, "Errais, não conhecendo as Escrituras ..."). Paulo notou a existência da adoração com ignorância.
·   Existe adoração com sacrifício, mas não com obediência. O Rei Saul foi instruído para que destruísse completamente os Amalequitas. Tudo, homem, mulher, crianças e animais deviam ser destruídos. Nada deveria ser perdoado. O Rei Saul foi a cidade e feriu-a mas tomou o Rei Agague, rei dos Amalequitas, vivo, como também o melhor das ovelhas e das vacas, e também as de segunda ordem. Quando Samuel encontrou-se com o Rei Saul na volta da campanha de guerra, Samuel perguntou-o se a palavra do Senhor foi obedecida. O Rei Saul disse que sim. Mas os balidos das ovelhas e o mugido das vacas veio aos ouvidos de Samuel. Saul explicou que estas foram poupados porque podiam ser oferecidas ao SENHOR, em Gilgal. Samuel explicou que essa é uma adoração falsa, pois o obedecer é melhor que o sacrificar, e o atender melhor que a gordura dos carneiros (I Samuel 15: 21-22).
A Adoração Verdadeira
Ouvi uma frase, que ao meu ver traduz exatamente o que devemos buscar para que nossa adoração seja verdadeira e genuína:   O Amor leva à Verdade, a Verdade purifica o Amor.
Traduzindo: É o amor que você sente por Deus que lhe conduz a verdade, a uma adoração verdadeira, e em contrapartida, essa adoração verdadeira purifica o amor que você sente por Deus. Tornando assim um ciclo de amor para com seu Deus.
João 4:23,24 – Mas vem a hora e já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito e importa que os que o adoram, o adorem em espírito e em verdade.
É muito claro o que Deus procura no assunto de adoração. Ele quer ser adorado em "espírito e em verdade".
Vemos aqui dois novos quesitos para nos enquadrarmos na figura de adoradores, vejamos os dois separadamente:
A Adoração Verdadeira:
1. Em Espírito
Por causa destas duas naturezas habitarem no crente, há conflitos. Uma natureza deseja os prazeres da carne e batalha contra a outra que vive segundo a justiça e a santidade (Gálatas 5:17). As tentações vêm ao crente através da sua carne. A adoração que agrada a Deus não é produto dos esforços do homem natural mas fruto do Espírito Santo que está no novo homem. Isso é o que significa "adorar em espírito".
Só o que é produzido por Deus é aceito por Ele pois o que o homem natural toca, suja. Para podermos adorar a Deus verdadeiramente temos que estar "em espírito", movidos e feito por aquela nova natureza nascida de Deus no crente. Isto seria visto naquele que é separado do mundo e obediente à Palavra de Deus. A adoração movida pelas emoções da carne e pelas maneiras e métodos de culto inventados pelo homem, mesmo que sejam dirigidas a Deus, são vãs e não aceitas por Deus, pois não são dEle. O que Deus aceita é feito por Ele e evidenciado pela santidade, silêncio, temor e por uma crescente obediência (Filipenses 2:13).
2. Em Verdade
Mesmo este estudo sobre a adoração verdadeira estando dividido em dois pontos (espírito e verdade) devemos entender que um não existem sem o outro. Importa a Deus que os que O adoram O adorem tanto em espírito quanto em verdade. Se adoramos o Senhor somente em um ponto, estamos adorando incorretamente. Mas, podemos, para maior clareza, os estudar separadamente.
A Necessidade da Verdade
O homem sempre precisa ter um equilíbrio. Por ele ter as duas naturezas, é preciso ser sempre lembrada a influência que a natureza pecaminosa pode exercer no crente. Por isso há tantos versículos na Bíblia sobre a necessidade do Cristão ser vigilante e sóbrio despertado do sono e ser espiritual. Também, por ter um inimigo astuto, cheio de ardis incansável que arma lutas espirituais contra nós precisamos de um alicerce forte no qual podemos nos estabelecer. A Palavra de Deus é o equilíbrio que o Cristão precisa. Ela é a verdade, mui firme viva e eficaz em meio a mentira e o engano sagaz que opera ao nosso redor. Ela nos aperfeiçoa para a defesa e resistência contra as astutas ciladas do diabo e o engano do nosso próprio coração. São provados os espíritos pela verdade e não por nossos pensamentos manipuláveis ou emoções enganadoras.
A esses o Senhor busca para habitar na sua presença
Salmo 15:1-2 – Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no seu santo monte? Aquele que vive com integridade e pratica a justiça, e de coração fala a verdade.
QUALIDADES DE UM VERDADEIRO ADORADOR:
1- (verso 2) Aquele que anda em sinceridade – tem uma vida correta (2 cor 8:21)
2- (verso 2) Aquele que pratica a justiça – como podemos querer misericórdia se não a exercemos?)
3- (verso 2) Aquele que fala verazmente- é sincero, transparente, verdadeiro. (Mt 5:8)
5- (verso 3) Aquele que não difama com a  sua língua – não fala mal dos outros, não difama o próximo
6- (verso 3)Aquele que não aceita afronta contra o seu próximo – não espalha boatos, não tem prazer em espalhar notícias ruins.
7- (verso 4) Aquele a cujos olhos o réprobro é desprezado – ele rejeita a quem Deus rejeita, e reprova a quem Deus reprova.
8- (verso 4) Aquele que honra os que temem ao Senhor – nós atraímos aquilo que respeitamos. Devemos honrar nossos pai, pastores, lideres e mentores. Devemos honrar a quem Deus honra.
9- (verso 4) Aquele que mesmo que jure com dano seu, não muda – aquele que cumpre o que promete, mesmo arcando com prejuízos.
10- (verso 5) Aquele que não empresta o seu dinheiro com usura -  No Antigo Testamento era proibido cobrar juros de pessoas em necessidade. Agiotagem ainda é pecado. Não devemos extorquir ninguém, muito menos nos aproveitar das dificuldades momentâneas de nossos irmãos. Se pudermos, é melhor dar do que emprestar.  Mas é preciso que consultemos ao Senhor pra não cairmos nas mãos de exploradores.
11( verso 5) Aquele que não recebe peitas contra o inocente-  não aceita suborno pra testemunhar contra o inocente.
Só assim receberemos de Deus SEGURANÇA, PROTEÇÃO E SUSTENTO  do nosso Senhor.